-
Arquitetos: xian Architects
- Área: 300 m²
- Ano: 2024
-
Fabricantes: Back to 20th, SCHWERT, Yihuida Shimizu Concrete
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa no campo, uma exploração preliminar do modelo de "viver entre a natureza e a cidade", a qual tem como intuito fomentar um grau de liberdade e vitalidade.
A região onde a casa está localizada é cercada por montanhas contínuas ao norte e ao sul. Entre a vila e a montanha ao norte há rios e grandes campos. Nessas paisagens montanhosas surgem as memórias de muitas gerações passadas que nos trazem temporariamente o instinto de proximidade com a natureza.
No norte a luz do sol é preciosa, principalmente no inverno, por isso, a casa foi rotacionada a 15 graus do sul para leste. Cada pátio tem o cômodo mais importante voltado para o sul, chamado de "Zheng Fang" em chinês. A disposição do Zheng Fang, transmitida de geração em geração, é resumida no simples ato de reunião e permanência.
Os telhados de cada volume se encontram, constituindo uma paisagem contínua. Como um "novo morador", o telhado de duas águas é escolhido para se mesclar à paisagem vernacular. Os campos, as montanhas contínuas e o pôr do sol exercem um forte chamado sobre o telhado. A arquitetura se torna os olhos da paisagem e os ouvidos do ambiente.
Devido à estrutura arquitetônica, a amplitude e intensidade do exterior podem se manifestar continuamente na vida diária, proporcionando às pessoas um suporte para se conectar a sinais não pré-determinados enquanto vagam pacificamente em seus pensamentos.
Este também é um projeto sobre receber informações e enviar sinais. Para nós, uma necessidade relacionada à sobrevivência surgiu quando chegamos pela primeira vez à propriedade: buscar uma qualidade muito direta e afirmativa, com uma postura simples e absoluto silêncio.